NOSSO BLOG
18/02/2022 às 18h24
O impacto da análise e do teste de vibração para o sucesso da operação industrial
O impacto da análise e do teste de vibração para o sucesso da operação industrial

O teste de vibração é um importante processo para medir os níveis e frequências de oscilações de máquinas e o uso dos dados coletados tem se tornado cada vez mais relevante na avaliação da saúde dos ativos e seus componentes. Além disso, a vibração é um dos indicadores mais precoces do estado de uma máquina e pode identificar problemas antes de qualquer outro indicador, incluindo o calor, o som, ou até mesmo o consumo elétrico.

Vale ressaltar que a vibração em si não é o problema. O excesso de vibração é um sintoma de problemas internos, tais como avarias nos rolamentos, desequilíbrios, desalinhamentos e desapertos que encurtam a vida útil do equipamento. Outro ponto de atenção é que cada componente da máquina produz um único sinal de vibração, portanto, reconhecer se este sinal pertence a um determinado equipamento pode ser desafiador.

No contexto industrial, mais de metade dos períodos de inatividade imprevistos resultam de avarias mecânicas. Apesar de haver vários fatores que podem influenciar a vida útil de uma máquina, assim que surgem os primeiros sinais de avaria, bastam normalmente alguns meses até que a máquina falhe completamente. A monitorização de vibrações é uma forma de determinar em que ponto a máquina se encontra na curva de avaria. Dessa forma, monitorar a saúde das máquinas constantemente em intervalos fixos permite identificar uma falha específica, bem como o componente que está causando o problema. Além disso, determinar a gravidade do problema facilita a análise geral e as próximas etapas recomendadas.

Com os constantes avanços na Internet das Coisas Industrial (IIoT), é cada vez mais fácil detectar e corrigir esses problemas e avarias antes que ocorra a falha do equipamento. A evolução tecnológica também permitiu análises mais inteligentes, assertivas e estratégicas, o que proporciona novas oportunidades para acelerar e automatizar o monitoramento e as análises de vibrações.

Tendências de mercado

Uma tendência crescente no monitoramento de condições é a automatização da geração de alarmes, o que permite uma valiosa economia de tempo para que o especialista em vibração se concentre apenas no diagnóstico de problemas em vez de coletar dados. Dessa maneira, utilizar a inteligência artificial (IA), baseada em bibliotecas de componentes com tomadas de decisão baseadas em regras, ou aplicação de machine learning (ML) com abordagens orientadas por dados, podem representar várias vantagens aos especialistas.

Nesse sentido, a maneira mais eficaz e confiável de detectar essas e outras falhas da máquina é utilizando equipamentos que ofereçam tecnologia e inteligência de diagnóstico que auxiliam na identificação e na priorização rápida de problemas mecânicos. Os dados coletados são úteis para fornecedores ou usuários finais sem uma equipe de engenheiros de dados, que ainda podem aplicar essas abordagens, aproveitando a experiência dos fornecedores de software de análise preditiva dedicados à saúde de seus ativos.

De acordo com as necessidades, também é possível optar por soluções que permitem rápida implementação da detecção de anomalias e que são baseadas em vibração e som para monitoramento de equipamentos. Com o tempo, à medida que as indústrias utilizam esses softwares para criar análises ainda mais sofisticadas, incluindo a previsão da vida útil restante dos componentes, o monitoramento da produtividade dos equipamentos e a antecipação de problemas de manutenção acontecem de maneira mais descomplicada.

Equipamentos avançados para teste de vibração

A tecnologia dos equipamentos de teste e medição de vibração está cada vez mais sofisticada e tem a capacidade de atender às necessidades do mercado de maneira muito mais eficiente. O testador de Vibração Fluke 810, por exemplo, possui uma avançada e exclusiva tecnologia de diagnóstico, proporcionando aos usuários toda a experiência de um analista de vibração em suas mãos.

Esse equipamente consegue reunir um mecanismo de diagnóstico potente e um processo simples passo a passo para relatar falhas específicas da máquina e sua gravidade na primeira vez em que as medidas são tomadas, sem a necessidade de histórico de medições anterior. As medições de vibração gerais e os diagramas de espectro fornecem aos técnicos a capacidade de avaliar rapidamente o estado geral da máquina, enquanto os relatórios aprimorados e as recomendações práticas proporcionam a confiança necessária para tratar dos problemas críticos pela primeira vez.

Outra solução extremamente eficaz é o Medidor de Vibrações Fluke 805 FC, com Fluke Connect. Este equipamento é uma ferramenta multifunções de monitoramento de vibrações da Fluke que lhe permite manter o contato com toda a sua equipa ao mesmo tempo que fornece resultados quantificáveis do estado dos rolamentos e vibração geral. Avalia a gravidade dos problemas numa escala de quatro níveis e permite transferir os dados para um PC para posterior análise de tendências.

O Fluke 805 FC utiliza o intervalo de frequência baixa para medir a vibração geral e o intervalo de frequência alta para identificar avarias nos rolamentos. Além de fornecer um valor, o Fluke 805 FC dispõe de uma escala de quatro níveis tanto para a vibração geral como para os rolamentos.

Quer saber mais informações sobre a linha completa de ferramentas para teste de vibração da Fluke? Clique aqui!

Leia também:

Tecnologia na indústria: como utilizá-la a seu favor

O que não se discute na Indústria 4.0

Siga nossa página no Facebook e Linkedin


COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a comentar essa postagem.

FAÇA SEU COMENTÁRIO

É necessário preencher o campo Nome
É necessário preencher o campo Email
É necessário preencher o campo Comentário