NOSSO BLOG
21/01/2022 às 14h19
Mercado de qualidade de energia no Brasil: os principais desafios das indústrias
Mercado de qualidade de energia no Brasil: os principais desafios das indústrias

O desperdício e a má qualidade de energia representam problemas constantes para os diversos tipos de indústrias do país. Além disso, mesmo com a recente crise hídrica enfrentada pelo Brasil, o consumo de energia do setor industrial apresentou crescimento de quase 14% e a taxa média industrial um aumento de 8,6%, de acordo com o boletim mensal do Ministério de Minas e Energia. Tendo em vista este cenário, o que as indústrias brasileiras devem fazer para mitigar esses desafios e se manterem competitivas no mercado?

Os desafios no mercado de qualidade de energia 

Apesar de cada segmento da indústria contar com as suas especificidades, a falta de informação sobre a qualidade de energia ainda vem criando barreiras dentro das companhias. Essa questão pode afetar, desde a indústria de bens de consumo e produção, até as extrativas e de transformação. 

E, quando falamos em uma escala industrial, uma energia de baixa qualidade ainda se mostra cara, uma vez que, além de elevar os custos devido ao seu uso excessivo, também é prejudicial aos equipamentos, gerando mais manutenções, reparos e diminuição de vida útil. Além disso, falhas prematuras dos equipamentos ou danos causados por problemas de energia podem resultar não apenas em sua substituição, como, também, impactar consideravelmente toda a cadeia de produção.

As origens dos problemas relacionados à qualidade de energia 

Mais de 80% dos problemas de qualidade de energia originam-se, justamente, dentro das próprias instalações industriais e podem ser causados por equipamentos de grande porte, fiação e aterramento inadequados e circuitos sobrecarregados ou harmônicos.

Diante disso, diversos sintomas podem indicar a ocorrência destes problemas, como luzes piscando, quedas de energia recorrentes, obstrução de disjuntores, sinais nos Controladores Lógicos Programáveis (PLCs) e unidades de velocidade variável. Além disso, equipamentos como motores e transformadores podem sofrer aquecimento excessivo, enquanto computadores podem apresentar desempenhos ruins com uma energia de baixa qualidade.

Para que as indústrias obtenham controle dos custos, bem como alto nível de produção, é fundamental mensurar a qualidade da energia por meio de equipamentos tecnológicos, específicos para este tipo de medição, disponíveis atualmente no mercado.

Esses equipamentos têm como objetivo realizar não apenas a análise, mas, também, quantificar o desperdício, para que os problemas sejam rapidamente corrigidos, evitando um consumo maior de energia. Além da escolha adequada dos equipamentos, faz-se importante investir em programas de manutenção preventiva, contratando equipes especializadas e treinadas para executar as ações necessárias.

Como a Fluke pode auxiliar o mercado de qualidade de energia?

Pensando nestes desafios enfrentados pelo setor industrial, a Fluke lançou, recentemente, uma nova linha de analisadores de qualidade de energia trifásica, a Série 1770. Ideal para segmentos industriais, os novos equipamentos contam com tecnologia de última geração que permitem capturar todos os eventos necessários, auxiliando os profissionais na tomada de decisão.

A nova série foi desenvolvida para que os técnicos otimizem o tempo ao resolver os problemas de análise de qualidade de energia. Com medições automáticas, configurações ainda mais intuitivas, melhores especificações de classe e interface de usuário amigável, é possível realizar medições ainda mais seguras. 

O equipamento ainda apresenta diferenciais como:

Captação de transitórios de tensão de alta velocidade;

Análise e criação de relatórios com o software Fluke Energy Analyze Plus;

Captação de variáveis como formas de onda de alta velocidade, transitórios de alta velocidade e harmônicos de frequência;

Mais de 500 parâmetros de qualidade de energia possíveis de serem captados; 

Quer saber mais sobre os benefícios da nova linha de Analisadores de Qualidade de Energia Trifásica Fluke Série 1770? Assista a playlist em nosso canal no YouTube e solicite um orçamento. 



COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a comentar essa postagem.

FAÇA SEU COMENTÁRIO

É necessário preencher o campo Nome
É necessário preencher o campo Email
É necessário preencher o campo Comentário