NOSSO BLOG
15/10/2021 às 18h45
Que tipo de ROI você pode esperar de um termovisor?
Que tipo de ROI você pode esperar de um termovisor?

O retorno sobre o investimento (ROI) que você pode esperar ao adicionar uma câmera infravermelha - também conhecida como termovisor, à sua caixa de ferramentas de inspeção depende de muitas variáveis. Primeiramente, depende se você é um gerente de planta industrial ou um empreiteiro. Veja abaixo algumas das principais maneiras pelas quais um termovisor pode contribuir para o ROI em cada caso:


Gerente de Planta Industrial

As plantas industriais podem vislumbrar um ROI substancial com o uso de uma câmera infravermelha para inspeção e solução de problemas, com base em:

·       Tempo de inatividade salvo. As inspeções podem ser realizadas enquanto o equipamento está funcionando para que você não perca tempo de produção.

·      Produtividade aumentada. A natureza sem contato da inspeção por infravermelho permite que os técnicos examinem uma grande área com agilidade e de uma distância mais segura, o que significa a inspeção de mais equipamentos, com mais rapidez.

·       Maior eficiência de produção. Os processos são otimizados porque problemas sutis são encontrados e resolvidos antes que tenham um grande impacto na produção.

·         Despesas de capital reduzidas. Encontrar e reparar problemas em um estágio inicial pode aumentar a expectativa de vida média do equipamento, ampliando assim os intervalos de substituição.


Empreiteiros contratados

Para inspetores residenciais, auditores de energia, empreiteiros de restauração, inspetores de edifícios e telhados, empreiteiros de HVAC e outros consultores, o ROI é baseado em quanto mais dinheiro pode ser ganho com um termovisor. Aqui estão alguns dos fatores que podem melhorar os resultados financeiros:

·    Produtividade aumentada. Faça uma varredura rápida em uma área para encontrar vazamentos de ar, lacunas de isolamento, umidade e componentes elétricos superaquecidos para concluir com eficiência mais trabalho em menos tempo.

·      Vendas mais fáceis. Mostre aos clientes em potencial exatamente qual é o problema pela câmera, eliminando suposições e tornando mais fácil a compreensão de quais reparos ou reformas precisam ser feitos.

·         Mais referências boca a boca. Quando um problema é resolvido, você pode enviar aos clientes uma varredura da mesma área de inspeção para que eles possam comparar os resultados de antes e depois. Isso ajuda a deixar os clientes mais satisfeitos, além de gerar mais referências boca a boca.


Como a imagem térmica pode ajudar a sua empresa?

Agora que você já sabe como a utilização do termovisor pode garantir um ótimo retorno sobre o investimento (ROI), além de ser fundamental para acelerar a solução de problemas e em seu programa de manutenção preventiva, que tal conhecer todas as maneiras de usar uma câmera infravermelha?


Distribuição elétrica e de energia

·         Resolução de problemas e manutenção de painéis elétricos e condutores

·         Monitoramento de subestações e aparelhagem

·         Comissionamento de novas instalações documentando a condição no momento da aceitação

·         Inspeção e monitoramento de componentes de geração de energia


Industrial

·         Inspeção e solução de problemas de motores, acionamentos e rolamentos

·         Identificação de bloqueios de tubos ou vazamentos

·         Avaliação dos níveis do tanque à distância

·         Identificação de pontos de acesso da placa de circuito na fase de projeto


Energia e meio ambiente

·         Detecção de perda ou ganho de calor em todo o seu sistema HVAC

·         Identificação de umidade no envelope do edifício

·         Realização de auditorias energéticas de edifícios residenciais e comerciais

·         Inspeções industriais, elétricas e ambientais


Esta lista é apenas o começo. As aplicações de um termovisor são inúmeras, contemplando desde a identificação de problemas que precisam ser solucionados para evitar desligamentos até a identificação de problemas de construção para que os vazamentos possam ser reparados e melhorias na eficiência energética feitas.

O ROI é a cereja do bolo. E para obter uma estimativa rápida de sua situação específica, use a calculadora de ROI de imagens térmicas da Fluke.

Quer saber mais sobre o universo da termografia? Clique aqui e descubra tudo sobre as incríveis câmeras infravermelhas da Fluke.

Leia também:

A importância da imagem térmica em programas de manutenção preditiva

6 maneiras de solucionar problemas com imagens térmicas

Siga nossa página no Facebook e Linkedin


COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a comentar essa postagem.

FAÇA SEU COMENTÁRIO

É necessário preencher o campo Nome
É necessário preencher o campo Email
É necessário preencher o campo Comentário