NOSSO BLOG
27/08/2021 às 20h14
True-RMS: o que é o verdadeiro valor eficaz?
True-RMS: o que é o verdadeiro valor eficaz?

Você já deve ter ouvido falar da especificação “True-RMS” ao escolher o seu equipamento de medição ou em cursos direcionados à área elétrica. Esse termo é derivado da expressão matemática do valor eficaz, utilizada para realizar o cálculo da potência média dissipada, gerada por qualquer tipo de onda em corrente alternada. Ou seja, um dispositivo True-RMS (RMS = root mean square ou raiz quadrada média) é um dos três instrumentos capazes de medir com precisão a corrente alternada (CA) ou tensão alternada:

1.     Multímetros digitais True-RMS

2.     Alicate amperímetro True-RMS

3.     Osciloscópio

No entanto, apenas os dois primeiros são direcionados ao uso geral e ambos podem medir com precisão uma onda senoidal padrão (CA pura) e uma onda que apresenta sinais de distorção.

Um medidor True-RMS é recomendado por sua capacidade de medir com maior precisão as duas formas de onda da corrente alternada: senoidal e não senoidal.

·       Ondas senoidais: puras, sem distorção, com transições simétricas entre picos e vales.

·       Ondas não senoidais: ondas com padrões distorcidos e irregulares - picos, trens de pulso, quadrados, triângulos, dentes de serra e outras ondas irregulares ou angulares.

Vale lembrar que nas ondas senoidais, existe um valor de pico (tensão ou corrente de pico) que é o valor máximo que a onda chega, deixando-a sempre inconstante. Desta forma, é necessário encontrar o valor médio (RMS) ou o verdadeiro valor eficaz (True-RMS).

Como calcular RMS

Conforme mencionado acima, o RMS trata-se do valor médio quadrático da raiz ou valor RMS verdadeiro. Embora sua fórmula possa ser difícil de compreender, essencialmente o RMS calcula o valor de corrente contínua (DC) equivalente de uma forma de onda de corrente alternada. De forma técnica, ele determina o valor "RMS" ou o valor de calor DC de qualquer forma de onda CA.

Um medidor de resposta média utiliza fórmulas matemáticas médias para medir com precisão as ondas senoidais puras. Também é possível medir ondas não senoidais, mas com precisão incerta.

Um medidor True-RMS mais sofisticado é capaz de medir com precisão as ondas puras e as ondas não senoidais mais complexas. As formas de onda podem ser distorcidas por cargas não lineares, como mecanismos de mudança de velocidade ou computadores. Um medidor de potência média tentando medir ondas distorcidas pode obter resultados até 40% mais baixos ou até 10% mais altos em seus cálculos.




Onde medir True-RMS

A necessidade de medidores True-RMS cresceu devido ao grande aumento nos últimos anos da possibilidade de ondas não senoidais, como por exemplo:

·       Em mecanismos de mudança de velocidade de motores

·       Em reatores eletrônicos

·       Em computadores

·       Em ar condicionado

·       Em ambientes de estado sólido

Nesses ambientes, a corrente é produzida em impulsos curtos ao invés de uma onda senoidal estável de um motor de indução padrão. O formato atual da onda de corrente pode ter um efeito drástico na leitura de um alicate amperímetro. Por isso, um medidor True-RMS é a melhor opção para efetuar medições em linhas de alta tensão onde as características de AC não são conhecidas.

Quer saber mais sobre True-RMS? Clique aqui e conheça os equipamentos necessários para realizar medições muito mais confiáveis!

Leia também:

Você sabe o que é voltage notching?

Você sabe o que é inversor solar?

Siga nossa página no Facebook e Linkedin


COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a comentar essa postagem.

FAÇA SEU COMENTÁRIO

É necessário preencher o campo Nome
É necessário preencher o campo Email
É necessário preencher o campo Comentário