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24/05/2021 às 12h54
Dicas e ferramentas para distanciamento social no trabalho


Em um ambiente de trabalho pós-COVID, os processos de segurança internos e externos provavelmente sofrerão mudanças para dar aos clientes e colaboradores o espaço de distanciamento social de que precisam. Conheça e adote os novos requisitos de segurança no local de trabalho e para os funcionários, atualizando políticas, procedimentos e controles. Leia abaixo dicas valiosas de ferramentas para garantir a segurança do distanciamento social no trabalho.

1. Limpe suas ferramentas com mais frequência

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças recomenda a utilização regular de produtos de limpeza para garantir a segurança. Limpar suas ferramentas com frequência pode reduzir a propagação de infecções e ajuda a manter os funcionários seguros em casa e no trabalho.

Eletricistas, técnicos de manutenção e outros funcionários que compartilham ferramentas precisam saber como limpar adequadamente seus equipamentos. A equipe precisa seguir procedimentos seguros de limpeza e higienização para ferramentas de teste, como multímetros e testadores elétricos, mas também precisa seguir os protocolos corretos para limpeza ou descarte de equipamentos de proteção individual (EPI), como luvas e protetores.

2. Invista em ferramentas remotas

Janelas de medição elétrica

As janelas de medição elétrica são instaladas em um gabinete, permitindo que as medições sejam realizadas sem a necessidade de abrir a porta do painel. As janelas de medição elétrica são permanentemente conectadas aos sensores de tensão e corrente dentro do painel, permitindo acesso a dados críticos de qualidade de energia. Essas janelas reduzem o risco de arco elétrico e eletrocussão, aumentando a segurança do técnico. Eles também podem diminuir os custos de manutenção e reduzir o tempo de inatividade, uma vez que você pode fazer medições sem interromper as operações.

Janelas de infravermelho

As janelas de infravermelho são pontos de inspeção que estão diretamente na porta do painel. Isso permite que imagens térmicas sejam capturadas do interior de um gabinete sem a necessidade de abrir uma porta. Desta forma, o processo NFPA 70E (Padrão para Segurança Elétrica no Local de Trabalho) é significativamente reduzido porque o PPE completo muitas vezes não é necessário e menos autorizações de trabalho são necessárias. Ao usar janelas de infravermelho, você promove a segurança de seus funcionários, eliminando o risco de arco elétrico e eletrocussão, além de reduzir o tempo e o custo da manutenção preventiva.

Ferramentas remotas e sem fio

Mantenha os funcionários adicionais fora do PPE total e fora do limite do arco elétrico usando ferramentas remotas e sem fio. Equipamentos de exibição remota, como o multímetro digital com visor remoto Fluke 233, permitem que o profissional esteja em dois lugares ao mesmo tempo. Basta conectar o medidor ao ponto de teste e, em seguida, colocar o monitor em um local a até 10 metros de distância, onde você possa vê-lo.

ferramentas

Produtos com Fluke Connect® integrado, como o multímetro térmico Fluke 279 FC True RMS, podem transmitir resultados online para um smartphone ou computador. Isso não apenas economiza tempo na geração de relatórios para validar o trabalho, mas também economiza o tempo que os funcionários precisam gastar dentro do limite do arco elétrico e com PPE completo. As ferramentas sem fio facilitam e aprimoram a solução de problemas, uma vez que monitoram as medições instantaneamente em tempo real na tela do smartphone. Além disso, é possível criar e enviar os relatórios por e-mail diretamente do campo.

3. Sanitização do local de trabalho e gerenciamento remoto de ativos

Organize e automatize processos em seu “novo normal” com um sistema de gestão de manutenção baseado em nuvem (CMMS). Softwares como o eMaint permitem que os membros da equipe de manutenção trabalhem remotamente e com segurança em colaboração com colegas no local. Sua equipe deve acompanhar como as etapas listadas acima estão sendo seguidas e otimizar conforme os dados são coletados. O CMMS fornece um processo sem papel para monitorar dados de condição de ativos, programar ordens de serviço, gerenciar estoque de peças, entre outros.

Ele também ajuda a monitorar as atividades de segurança no local de trabalho, como garantir que as instalações sejam regularmente limpas e completamente higienizadas. Por exemplo, você pode carregar as normas e padrões estipulados pelos órgãos reguladores referentes à prevenção e avaliação de risco COVID-19 para o eMaint para ajudar a atualizar as políticas da sua empresa. Você pode carregar ainda produtos de limpeza aprovados pelos órgãos responsáveis, evitando a propagação do vírus, anexando-os como 'Requisitos de ferramenta' para ordens de serviço de limpeza profunda.

Além disso, o uso de sistema de gestão de manutenção baseado em nuvem permite:

- Automatizar e rastrear PMs de segurança no local de trabalho e garantir a limpeza e a higienização diária, semanal ou mensal;

- Configurar o sistema para exigir a aprovação do formulário para confirmar que as áreas da planta e das instalações foram limpas e desinfetadas;

- Escalonar os horários de trabalho para permitir o distanciamento físico;

- Criar listas de tarefas para limpeza profunda, incluindo o descarte adequado de PPE e panos de limpeza, anexando-as à ordem de serviço

4. Siga as diretrizes do CDC

As regras e regulamentos sobre a reabertura em um mundo pós-COVID estão mudando constantemente. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças oferece orientações provisórias úteis para empresas e empregadores. Inclua essas estratégias para adaptar fluxos de trabalho e para que as instalações sigam as diretrizes de distanciamento social no trabalho.

Quer saber mais sobre como as ferramentas Fluke estão sendo adaptadas à pandemia de COVID -19? Clique aqui.

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