NOSSO BLOG
14/05/2021 às 14h36
Você conhece as principais causas e tipos de descarga parcial?


Detecção de descarga parcial em uma instalação de distribuição de energia elétrica com o Fluke ii910


Em eletricidade, a definição padrão de descarga parcial (DP) é uma descarga elétrica que não preenche completamente o espaço entre dois eletrodos condutores. A descarga parcial ocorre em uma variedade de locais e meios em equipamentos elétricos de alta tensão. Embora os termos variem, geralmente existem quatro tipos de descarga parcial, que ocorrem por diferentes razões e com a propensão de causar vários níveis de dano. Normalmente causada por um pequeno defeito e resultando em milhares de mini descargas repetitivas, a descarga parcial propaga-se e cresce com o tempo. Eventualmente, isso pode causar falhas catastróficas, ocasionando falha do equipamento e perigosos arcos elétricos. A principal preocupação para a maioria é a segurança.

Quais são os tipos de descarga parcial?

Descarga Corona: Esta forma comum de descarga parcial acontece quando a descarga é diretamente para o ar que emana da superfície do condutor. (Isso é o que causa as emissões de som e radiofrequência.) Do ponto de vista de danos ou segurança, a corona normalmente não é preocupante.

Descarga em arco: a descarga em arco é uma descarga elétrica prolongada produzida pela quebra elétrica de um gás. O plasma é produzido quando a corrente flui pelo ar ou qualquer outro meio normalmente não condutor.

Descarga de superfície: quando a descarga viaja ao longo da superfície do isolamento, isso é chamado de descarga de superfície - ou rastreamento de superfície. Pode ser um dos tipos mais destrutivos de descarga parcial. A contaminação e o clima da superfície do isolador são as duas causas mais comuns de descarga superficial. Em equipamentos de média e alta tensão, esse tipo de descarga ocorre quando o isolamento quebra, geralmente devido à alta umidade ou manutenção insuficiente. A intrusão de umidade também é uma causa comum de descarga superficial.

Descarga vazia (interna): Geralmente é causada por um defeito no isolamento sólido de cabos, buchas, isolamento de junção, entre outros. A descarga vazia é altamente destrutiva para o isolamento e normalmente continuará a se expandir até causar uma falha completa.

Como detectar uma descarga parcial?

Em geral, as descargas de superfície e vazias são as mais preocupantes. Detectar e consertar esses tipos de descargas devem ser uma prioridade para os eletricistas industriais de alta tensão, técnicos de concessionária de distribuição, engenheiros de concessionária de transmissão, engenheiros de alta tensão de fabricante de equipamento original (OEM). Em muitos casos, identificar e corrigir a descarga parcial é uma prioridade de segurança. No entanto, além da segurança pessoal, a descarga parcial prejudicial pode causar tempo de inatividade, incêndios, degradação do isolador e sobrecarga de grade.

Esses problemas podem ser evitados se a descarga parcial for identificada precocemente, antes que aconteçam danos substanciais. Atualmente, existem vários métodos de detecção de descarga parcial, como ultrassom, radiofrequência e radiação ultravioleta. Porém, os métodos utilizados ​​até hoje têm sido incompletos e têm desvantagens. Esses outros métodos foram ineficazes para a descoberta de descarga parcial por trás de gabinetes, exigiram treinamento extensivo para uso e careciam da precisão necessária para garantir atenção e reparo imediatos - sem mencionar a necessidade de colocar o usuário dentro do alcance de equipamentos potencialmente perigosos.

A melhor maneira de detectar descargas parciais é por meio do Imageador Acústico de Precisão Fluke ii910. A inovadora tecnologia SoundSight™ converte o ultrassom em um visual claro. Com o Fluke ii910, você pode localizar com segurança a descarga parcial à distância, sem a necessidade de cabos ou acessórios pesados. Poucos minutos depois de abrir a caixa, você pode detectar a descarga parcial como um profissional - é simples de aprender e fácil de usar.

A detecção de descargas parciais ou verificação de vazamentos pode ser realizada como parte da rotina de manutenção regular, o Fluke ii910 permite que os usuários identifiquem de forma rápida e visual a localização de falhas a uma distância segura e registrem dados visuais para análise e reporte posterior.

Quer saber mais sobre o universo elétrico? Leia mais aqui.

Leia também:

Você sabe o que é voltage notching?

Energia Elétrica Explicada: Potência Aparente

Siga nossa página no Facebook e Linkedin


COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a comentar essa postagem.

FAÇA SEU COMENTÁRIO

É necessário preencher o campo Nome
É necessário preencher o campo Email
É necessário preencher o campo Comentário