NOSSO BLOG
28/04/2021 às 12h28
Dica de manutenção: como os equipamentos multifuncionais contribuem na redução do inventário?


Não é segredo que o inventário de uma empresa é um recurso muito estratégico para o sucesso da operação industrial. Reduzir a quantidade de ferramentas no estoque por meio do uso de equipamentos multifuncionais pode ser um desafio, mas também uma solução eficiente para reduzir custos e garantir uma resposta mais rápida e segura na diversidade de tarefas do dia a dia.

O inventário contempla equipamentos e peças para substituição e manutenção, ferramentais indispensáveis para o suporte a todas as áreas de uma empresa. Isso inclui calibradores, ferramentas de testes, sensores de pressão, de temperatura, válvulas, entre outros, que ficam à disposição para substituição imediata. Por meio de um inventário otimizado, é possível prover testes rápidos, suportar campanhas de calibração, além de identificar problemas que precisam ser solucionados de forma ágil (troubleshooting).

O impacto dos equipamentos multifuncionais para a eficiência da manutenção

Equipamentos multifuncionais são ferramentas de testes e calibradores capazes de realizar verificações em múltiplas variáveis. Por exemplo: um calibrador capaz de realizar tarefas em variáveis de temperatura e elétrica; um módulo que pode se comunicar com vários calibradores sem estar vinculado a um único indicador; um multímetro que além de trabalhar verificando corrente (A) e tensão (V), também opera como um gerador de multinações contendo uma fonte e geração de sinais elétricos; ou mesmo ferramentas que podem medir tensão (V) e corrente (A) de maneira simultânea e que colocam o operador em posição segura, uma vez que não necessitam de conexão de cabos ou pontas para verificação dessas variáveis.

São muitos os benefícios que os equipamentos multifuncionais proporcionam à indústria, como a segurança de trabalhar com multiparâmetros. No entanto, o grande ganho está na realização de tarefas nas quais, por exemplo, o técnico pode fazer as medições de tensão e corrente simultaneamente por meio de uma única ferramenta, reduzindo o tempo de conclusão de tarefas em até 50%.

Trata-se de uma relação direta entre redução de custo e eficiência operacional. Ao reduzir o inventário com a adoção de equipamentos multifuncionais, a área de manutenção passa a dispor de menos unidades realizando o trabalho que antes demandava várias ferramentas. Isso traz um equilíbrio orçamentário para manter esse ferramental íntegro e pronto para uso quando necessário. Além disso, adotar equipamentos multifuncionais minimiza o envolvimento da área administrativa, que antes precisava controlar desde os tempos de calibração destas unidades até a área organizacional de compras.

A cada ano, a Fluke vem desenvolvendo novas ferramentas com o objetivo de mitigar os muitos problemas que podem ocorrer em instalações comerciais e residenciais. Esses equipamentos promovem segurança para o usuário, além de possibilitarem verificações completas e conectadas entre si, gerando um banco de dados para análise posterior.

Gostou de saber um pouco mais sobre como os produtos multifuncionais podem contribuir para a redução do inventário? Clique aqui e conheça ferramentas indispensáveis para ajudá-lo a diminuir custos, agilizar a resolução de problemas e manter sua operação otimizada com um uso mais adequado dos seus recursos.

Leia também:

Produtividade e segurança em serviços de manutenção

A importância da regularidade da manutenção na instalação elétrica

Siga nossa página no Facebook e Linkedin


COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a comentar essa postagem.

FAÇA SEU COMENTÁRIO

É necessário preencher o campo Nome
É necessário preencher o campo Email
É necessário preencher o campo Comentário