NOSSO BLOG
07/01/2021 às 15h10
Qual a diferença entre multímetro e alicate amperímetro?

Você sabia que o seu conhecimento sobre multímetro e alicate amperímetro pode fazer uma grande diferença em seus resultados? O multímetro digital é essencialmente uma ferramenta de medição de tensão com alguns recursos de corrente. Já o alicate amperímetro trata-se de uma ferramenta de medição de corrente com alguns recursos de tensão. Apesar de instrumentos completamente diferentes, cada um com suas vantagens, esses equipamentos podem ser complementares e são fundamentais para ajudá-lo a garantir uma manutenção elétrica eficiente e de qualidade.

Um multímetro digital (DMM) permite que você trabalhe com sistemas elétricos e eletrônicos uma vez que oferece alta precisão e resolução, medindo em ‘mili-unidades’, ou seja, milivolts, miliamperes e miliohms. Além disso, este equipamento também permite medições de corrente elétrica, embora seja geralmente limitado a no máximo 20 amperes e por um curto período. Um alicate amperímetro, por outro lado, pode medir correntes bem mais altas, chegando a 1.000 amperes com a garra do próprio alicate e a 2.500 amperes com o acessório de garra flexível disponível em alguns modelos.

Uma garra de corrente geralmente mede o décimo ou centésimo mais próximo da unidade, em vez das ‘mili-unidades’ disponíveis com um DMM, resolução suficiente para tarefas elétricas prediais e industriais, já que geralmente estamos medindo algumas centenas de amperes.

Situações de medição

No passado, os eletricistas utilizavam pontas de prova ao invés de um alicate para medir o fluxo de corrente. No entanto, já existe uma nova geração de alicate amperímetro que utiliza sondas (garras) de corrente flexíveis capazes de deslizar entre fios muito apertados ou abraçar grandes condutores. Essas ferramentas podem ser úteis em várias situações:

·         Medir o sinal de velocidade de um transportador analógico e a corrente do respectivo motor simultaneamente, para que seja possível calibrar o sistema para o fluxo de processo necessário;

·         Rastrear a saída da válvula solenoide enquanto observam a entrada do PLC, para que a solenoide possa ser testada;

·         Medir simultaneamente tensões eletrônicas e correntes elétricas em um motor para lidar com as flutuações de velocidade da linha;

·         Rastrear a tensão e a corrente do alimentador simultaneamente para solucionar problemas de desligamento acidental.

As medições simultâneas de tensão e corrente fazem parte da solução de problemas. No entanto, você não pode fazer medições simultâneas com um instrumento, a menos que invista muito dinheiro no equipamento específico usado para trabalhos elétricos de qualidade.

Uma solução de problemas eficiente geralmente requer dois instrumentos, um para medir a corrente elétrica e outro para medir a tensão. O alicate amperímetro é o instrumento de diagnóstico elétrico mais versátil do mercado. Os solucionadores de problemas industriais, por sua vez, beneficiam-se de suportes adicionais e um multímetro digital.

Uma abordagem econômica para muitos técnicos é comprar um instrumento de qualidade projetado principalmente para tensão (um multímetro digital) e outra ferramenta utilizada especificamente para corrente (um alicate amperímetro).

A combinação adequada de equipamentos de teste depende do equipamento com o qual você está trabalhando e das medidas que você toma. Com um alicate amperímetro, por exemplo, você pode precisar de um filtro passa-baixo para eliminar a interferência eletrônica que pode distorcer as leituras.

Diretrizes para escolher a ferramenta correta

Multímetro básico: caso o seu trabalho exija apenas medições básicas de tensão e continuidade. Veja um de nossos multímetros aqui.

Multímetro de última geração: caso o seu trabalho seja realizar tarefas elétricas e eletrônicas de precisão. Você precisará de alta resolução e recursos avançados que os alicates amperímetros não oferecem. Conheça uma opção aqui.

Alicate de medição básico: caso você precise apenas de medições básicas de corrente, como certificar-se de que todas as três fases de seus alimentadores consomem o mesmo nível de corrente. Confira aqui.

Alicate amperímetro com registrador: se houver desarmes intermitentes do disjuntor, é necessário resolver. Veja um exemplo aqui.

Multímetro ou alicate amperímetro com display removível: caso precise fazer leituras remotamente com maior segurança e sem a necessidade de um colega de trabalho para ajudá-lo. Confira aqui.

Alicate Amperímetro avançado: caso precise medir com precisão a corrente de partida do motor e se precisar de um alicate amperímetro com processamento de sinais avançado para medir a saída de um conector de frequência variável. Conheça uma boa opção aqui.

Agora que sabe um pouco mais sobre multímetros e alicates amperímetros, clique aqui e fique por dentro de outros elementos imprescindíveis para o sucesso da manutenção elétrica!

Leia também:

Produtividade e segurança em serviços de manutenção elétrica

A importância da regularidade da manutenção na instalação elétrica

Siga nossa página no Facebook e Linkedin


COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a comentar essa postagem.

FAÇA SEU COMENTÁRIO

É necessário preencher o campo Nome
É necessário preencher o campo Email
É necessário preencher o campo Comentário