NOSSO BLOG
12/08/2020 às 00h15
Priorizando a manutenção preventiva no setor de Alimentos e Bebidas

As instalações de processamento de alimentos e bebidas desempenham um papel fundamental na garantia da saúde humana e na proteção do meio ambiente. Por isso, é de extrema importância a manutenção preventiva neste segmento. A indústria deve operar com extrema confiabilidade e controle preciso da temperatura e de outros parâmetros operacionais.

Não é segredo que os fabricantes deste setor trabalham como se estivessem em uma panela de pressão. Os operadores da planta enfrentam o desafio diário de manter o controle dos custos de produção e da energia, operar com mais eficiência e eliminar acidentes, esbarrando em questões regulatórias, problemas de segurança e exigências da operação sobre o tempo de manutenção. Mas como minimizar o desperdício, otimizar os equipamentos, prevenir o tempo de inatividade, reduzir o consumo de energia e garantir a segurança?

Priorizando a manutenção preventiva no setor de Alimentos e Bebidas

A manutenção preventiva na indústria de alimentos e bebidas é um investimento que permite às fábricas antecipar os problemas e evitar falhas em equipamentos, tornando a cadeia produtiva mais ágil e eficiente, além de contribuir com a economia de tempo e custos com máquinas paradas.

O primeiro passo é identificar as possíveis áreas problemáticas antes que causem problemas reais. Para isso, os profissionais do setor de fabricação de Alimentos e Bebidas devem utilizar equipamentos seguros e qualificados para realizar as verificações e determinar a necessidade e o prazo para medidas corretivas.

Equipamentos de qualidade e capacitação profissional

A Fluke possui uma gama de instrumentos de manutenção preventiva criados especialmente para atender o segmento de Alimentos e Bebidas, como testadores de vibração, analisadores de qualidade de energia, multímetros, termovisores, medidores de tensão e corrente, alicates amperímetros, entre outros. Esses equipamentos resolvem problemas críticos do setor como a configuração, otimização e análise dos sistemas, minimização do tempo de inatividade da linha de produção, integração tecnológica e de processos e sistemas, além da calibração de processos.

Além disso, é importante ressaltar que o sucesso da operação de um parque fabril do setor de Alimentos e Bebidas está diretamente relacionado à capacitação da equipe de profissionais, que precisa estar apta a se adaptar às mudanças, possuir visão técnica multidisciplinar para entender os processos de maneira sistêmica. A Fluke tem contribuído para o aprimoramento da formação e especialização dos profissionais por meio de cursos desenvolvidos para todos os segmentos da indústria. Clique aqui e conheça os cursos disponíveis do Fluke Academy!

Leia também: 

Produtividade e segurança em serviços de manutenção elétrica

Tecnologia na indústria: como utilizá-la a seu favor

Siga nossa página no Facebook e Linkedin

Deixe seu comentário


COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a comentar essa postagem.

FAÇA SEU COMENTÁRIO

É necessário preencher o campo Nome
É necessário preencher o campo Email
É necessário preencher o campo Comentário