NOSSO BLOG
14/04/2020 às 12h59
A importância da regularidade da manutenção na instalação elétrica
importância da regularidade da manutenção na instalação elétrica

Para a manutenção da nossa saúde é necessário fazermos regularmente exames médicos. Todos nós sabemos que quanto mais cedo uma doença for identificada, mais fácil será curá-la e menos prejudicial ela será para o nosso bem-estar. Uma instalação elétrica é um organismo vivo que deve ser mantido em perfeitas condições para que nosso consumo de energia elétrica seja seguro, confiável e eficiente. Como é inevitável que uma instalação elétrica se desgaste com o tempo, a manutenção torna-se indispensável, ou seja, sempre será necessário reformá-la substituindo seus componentes quando for indicado.

medição elétrica

Imagem 1. Antes da realização de uma medição é necessário estudar o que deve ser medido

Um médico utiliza os exames para ter acesso a informações que não podem ser obtidas durante uma consulta. Ultrassonografia, ressonância magnética, exames laboratoriais fornecem dados preciosos sobre a nossa saúde. Um profissional da área elétrica utiliza instrumentos para conseguir informações que não podem ser obtidas apenas visualizando as instalações. Termógrafos, analisadores de qualidade de energia e multímetros, por exemplo, fornecem dados preciosos sobre uma instalação elétrica.

instrumentos de medição

Imagem 2. Um conjunto adequado de instrumentos de medição aumenta a produtividade das equipes de manutenção

Um diagnóstico correto de uma instalação elétrica depende da interação entre o profissional e seus instrumentos. Quanto maior a qualidade de ambos, mais precisas, objetivas e relevantes serão as informações obtidas, lembrando que não existe um conjunto único de dados e um nível de precisão padrão para medições elétricas. Em alguns casos apenas a tendência das grandezas medidas será necessária, enquanto em outros, será desejável a obtenção de um valor exato.

Ao mesmo tempo o conhecimento do profissional responsável pelas medições será um fator importante para o sucesso da manutenção. Definir as grandezas relevantes, onde obtê-las e durante qual período, depende de conhecimento teórico e prático. Além disso, o trabalho é complementado pela análise das informações obtidas e, embora números sejam algo objetivo, interpretá-los não.

profissional e seus instrumentos de medição elétrica

Imagem 3. Uma medição é o resultado da interação entre um profissional e o seus instrumentos

Nesse sentido, é fundamental que as empresas invistam na manutenção preventiva de suas instalações, monitorando permanentemente seus principais parâmetros, como temperatura e consumo de energia. Lembre-se de que informação é sinônimo de poder, mas existem custos para obtê-la. É necessário estudar, já na fase de projeto, como monitorar a instalação elétrica para que tenham o menor custo de ciclo de vida e apresente a confiança necessária para suportar as atividades de um empreendimento.

processos produtivos automatizados

Imagem 4. Processos produtivos automatizados devem ser monitorados constantemente

Assim como manter a saúde é menos oneroso do que tratar a doença, manter uma instalação elétrica em boas condições é um ótimo investimento, sendo necessário para isso inspecioná-la de maneira contente e adequada com bons instrumentos e profissionais qualificados.

Quer saber mais sobre manutenção elétrica? Clique aqui!

Leia também: 

Tecnologia na indústria: como utilizá-la a seu favor

Produtividade e segurança em serviços de manutenção elétrica

Siga nossa página no Facebook e Linkedin

Deixe seu comentário

 

COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a comentar essa postagem.

FAÇA SEU COMENTÁRIO

É necessário preencher o campo Nome
É necessário preencher o campo Email
É necessário preencher o campo Comentário