NOSSO BLOG
17/02/2020 às 15h02
O Carnaval e a segurança elétrica
Perigos da rede elétrica

Neste mês acontece a maior festa popular brasileira: o Carnaval. O país praticamente para e as pessoas costumam curtir o feriado em suas cidades, viajar para os grandes centros – onde o agito reúne milhares de foliões, ou ainda aproveitar esses dias para descansar um pouco. Há também quem aproveite a folga para realizar alguns serviços em casa ou para ajudar amigos. E é aqui o maior ponto de preocupação, pois como a fiscalização diminui, é comum as pessoas “relaxarem” um pouco e não se atentarem com a segurança elétrica na hora de realizar um trabalho.

Dicas de segurança elétrica

É para este momento que queremos chamar a sua atenção. Primeiro é importante manter o foco no serviço a ser realizado, seja trocar uma lâmpada, ligar uma bomba de poço ou completar uma instalação elétrica, é fundamental ter em mente que estes serviços oferecem uma série de riscos que podem até levar ao óbito. De acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade – Abracopel, mais de 600 mortes são registradas por ano somente em decorrência de choque elétrico. Por isso, para realizar qualquer serviço na instalação elétrica, é preciso desenergizar o sistema seguindo os passos de desenergização previstos na NR-10:

- Seccionar;

- Impedir reenergização;

- Constatar ausência de tensão;

- Instalar aterramento temporário;

- Proteger os elementos energizados na zona controlada;

- Instalar sinalização de impedimento de reenergização.

Para que os passos acima sejam realizados corretamente será necessária a utilização de equipamentos de qualidade e confiabilidade. Desta forma, sua atividade transcorrerá com segurança e você conseguirá realizar o serviço de maneira tranquila e sem riscos.

Caso você tenha que realizar um serviço energizado, verifique o risco previamente, por meio de uma análise de risco e então crie medidas de controle deste risco, como EPI´s - Equipamentos de Proteção Individual, e só use equipamentos de aplicação para aquela situação. Por exemplo, se você precisa medir uma tensão em uma subestação, utilize equipamentos de categoria IV, já que eles atendem a todos os requisitos de segurança para esta aplicação. Nunca use instrumentos com categoria abaixo do adequado, pois pode ser o seu ponto de acidente.

Seja descansando ou realizando uma atividade, o mais importante é aproveitar o carnaval, mas sempre colocando a segurança elétrica em primeiro lugar!

Quer saber mais sobre os perigos da eletricidade? Leia também: 

Carnaval: cuidado com os riscos elétricos

Perturbações na rede elétrica

Siga nossa página no Facebook e Linkedin

Deixe seu comentário

 

COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a comentar essa postagem.

FAÇA SEU COMENTÁRIO

É necessário preencher o campo Nome
É necessário preencher o campo Email
É necessário preencher o campo Comentário