NOSSO BLOG
11/02/2020 às 19h47
Produtividade e segurança em serviços de manutenção elétrica

Produtividade e segurança em serviços de manutenção elétrica

A produtividade de quem trabalha com a eletricidade está diretamente relacionada à sua segurança. Por isso, é fundamental que os profissionais responsáveis pelos serviços de manutenção elétrica conheçam e tenham acesso às ferramentas mais adequadas para desempenhar suas funções.

Qualquer profissional da área elétrica sabe bem quanto tempo pode ser desperdiçado em decorrência do uso de ferramentas e instrumentos inadequados para a realização de uma determinada tarefa. Seja uma chave de fenda cuja ponta não corresponde ao parafuso ou um multímetro de bancada utilizado em campo, o uso de material inadequado corresponde a um desperdício de recursos. Lembre-se de que tempo é dinheiro e, principalmente, um risco adicional para a execução do serviço.

segurança elétrica

A fácil visualização das informações fornecidas por um instrumento também é um fator de segurança

Manutenção elétrica: Segurança em primeiro lugar

Qualquer trabalho envolvendo a eletricidade requer atenção. Seja para desenergizar uma instalação, verificar a ausência de energia, ou retorná-la ao estado inicial, existe uma série de informações que o trabalhador deve administrar em tempo real para que a sua tarefa seja executada corretamente.

Quando instrumentos e ferramentas inadequados são utilizados, uma parte da atenção de quem está executando o serviço é direcionada para tentar compensar estas inadequações. Como a concentração é algo finito, cria-se imediatamente um déficit de atenção sobre o que deve ser executado. O preço pago nesse caso pode ser um acidente ou uma falha ocasionada por algo que deixou de ser feito corretamente. Uma simples medição de tensão, por exemplo, apresenta riscos que devem ser previamente avaliados.

Muito do que se desenvolve atualmente para auxiliar os trabalhos em instalações elétricas é feito para reduzir o tempo gasto em um serviço, torná-lo mais seguro e para diminuir o desgaste do profissional. Equipamentos mais eficientes custam mais, no entanto, retornam o valor gasto para adquiri-los devido a sua maior eficiência, tornando a empresa mais produtiva e, consequentemente, mais rentável.

Equipamentos adequados = manutenção elétrica mais eficiente

Mas se é tão evidente que devem ser utilizados instrumentos e ferramentas adequadas nos serviços em eletricidade, por que em muitas ocasiões isso não é observado? Por falta de conscientização. O processo de compra de uma empresa envolve aspectos técnicos e comerciais, algumas vezes conflitantes. Muito profissionais da área elétrica não sabem, por exemplo, que um multímetro possui categoria, correspondente ao local onde ele poderá ser utilizado. Caso esta informação não seja fornecida ao comprador, como ele poderá decidir por não comprar um modelo mais barato, mas com mais limitações?

A segurança nos trabalhos com a eletricidade deveria ser uma prioridade em todas as empresas. Contudo, naquelas onde essa questão ainda não é encarada como pauta prioritária, é preciso associar com outros requisitos tão importantes quanto, como produtividade e eficiência – indicadores de percepção mais evidente para os gestores. A conscientização está intimamente associada ao treinamento. Na atual sociedade da informação, duas energias movimentam as empresas: eletricidade e conhecimento.

Treinamento, conhecimento e qualificação profissional

Treinamento, conhecimento e qualificação profissional. A base da segurança nos trabalhos com a eletricidade

Quer saber mais sobre cursos de manutenção elétrica que priorizam segurança, produtividade e efetividade? Clique aqui.

Leia também: 

Tecnologia na indústria: como utilizá-la a seu favor

A importância do aterramento para garantir a segurança de pessoas e animais

Siga nossa página no Facebook e Linkedin

Deixe seu comentário

 

COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a comentar essa postagem.

FAÇA SEU COMENTÁRIO

É necessário preencher o campo Nome
É necessário preencher o campo Email
É necessário preencher o campo Comentário