NOSSO BLOG
19/12/2019 às 17h44
A importância do aterramento para garantir a segurança de pessoas e animais

importância do aterramento para a segurança

O termo aterramento pode ser utilizado em vários conceitos e diversas maneiras. Seja para equipotencializar, escoar cargas para terra ou simplesmente servir de referência de sinal, o aterramento deve sempre ser avaliado do ponto de vista da “aplicação”.

Neste artigo trataremos da importância do “aterramento” para garantir a segurança de pessoas e animais. Para isso, é necessário inicialmente adequar-se à ABNT NBR 5410/2004 (norma técnica para instalações de baixa tensão), na qual o aterramento faz parte do processo de equipotencialização para minimizar a tensão de toque (entre partes simultaneamente acessíveis), interligando todas as massas metálicas e não energizadas da edificação.

A partir desta “equipotencialização”, uma conexão com a terra deve ser realizada por meio do eletrodo de aterramento. Desta forma, a tensão de contato (entre partes energizadas e terra) também é minimizada, garantindo assim a segurança de pessoas e animais. Se recorrermos a outra norma de proteção contra descargas atmosféricas (ABNT NBR 5419/2015), a segurança passa a ser garantida de outra maneira, já que se baseia em outro conceito. Neste caso o sistema de aterramento participa de um conjunto constituído de captor, descida e aterramento que possui a função de conduzir a descarga atmosférica para a terra de forma segura. Assim, o aterramento escoa a energia no solo com a melhor eficiência possível.

Ainda dentro da própria ABNTN NBR 5919 e/ou a ABNT NBR 14039/2003 (Norma Técnica para Instalações em Média Tensão), temos o aterramento como forma de minimizar a tensão de passo que é formada por linhas no solo com DDP (Diferença de potencial) entre elas, podendo causar um acidente em pessoas e em animais.

Viu só? A mesma aplicação e mesmo conceito podem encontrar diversas situações. O segredo é avaliar o aterramento dentro do contexto e da norma específica. Caso queira saber mais sobre aterramento, não deixe de ler os artigos abaixo:

 Você sabe o que é aterramento?

O aterramento e a instalação elétrica

Medição de Aterramento: o que devo medir e como?

Siga nossa página no Facebook e Linkedin

Deixe seu comentário


COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a comentar essa postagem.

FAÇA SEU COMENTÁRIO

É necessário preencher o campo Nome
É necessário preencher o campo Email
É necessário preencher o campo Comentário