NOSSO BLOG
12/12/2019 às 20h55
3 problemas escondidos que causam o desperdício de energia industrial

Desperdício de energia industrial

As empresas tendem a prestar atenção às tendências globais de energia, como a mudança dos preços do petróleo, mas as empresas mais inteligentes monitoram também o uso de suas utilidades independentemente. Como resultado, diagnosticar e consertar causas comuns de desperdício de energia é crítico. Mais do que custos de serviços públicos estão em jogo quando se trata de desperdício de energia. Alguns problemas relacionados à qualidade de energia, como harmônicos, podem sobrecarregar os condutores e os enrolamentos, levando à falha prematura do equipamento.

Causas de desperdício de energia

Conheça as causas de desperdício de energia e algumas soluções potenciais para resolver esse tipo de problema.

Harmônicos:  um dos efeitos mais reconhecidos de harmônicos em sistemas elétricos é o excesso de calor que eles criam nos condutores que os transportam. Há também casos documentados de superaquecimento de transformadores devido à presença de harmônicos. Esse calor é uma forma de consumo de energia não intencional. É possível determinar a quantidade de resíduos em watts, em vez de calor. Muitos estudos mostraram a necessidade de aumentar o tamanho dos condutores neutros em sistemas de potência para compensar o terço alto e suas correntes harmônicas múltiplas.

Desequilíbrio de carga: o desequilíbrio de tensão nos terminais do estator do motor causa um desequilíbrio de corrente de fase muito fora da proporção do desequilíbrio de tensão. Correntes desequilibradas, por sua vez, levam a pulsações de torque, aumento de vibração e tensões mecânicas, aumento de perdas e superaquecimento do motor. Cada um desses efeitos consome energia, agora quantificável em watts. Portanto, é essencial realizar estudos de carga em todos os seus principais pontos de fornecimento de energia.

Motor funcionando quente: Os motores geralmente ficam quentes, o que pode ser devido a vários problemas, desde lubrificação insuficiente até problemas de alinhamento. Leia mais sobre problemas de qualidade de energia que afetam motores e unidades. Solução: O diagnóstico precoce pode economizar eletricidade.

Você pode chegar ao resultado final quando se trata de identificar energia perguntando: Existe um problema de processo maior que está causando problemas de demanda de pico ou fator de energia?

As soluções normalmente envolvem:

- Equipamento de reparação

- Ajuste nos tempos de uso

- Busca por descontos de utilidade para a instalação de equipamentos energeticamente eficientes.

Gostou de saber mais sobre desperdício de energia? Clique aqui para ler outros artigos sobre o tema.


Leia também: 

Energia suja: será que eu tenho e não estou sabendo? Parte I

Como evitar a energia suja? Parte II


Siga nossa página no Facebook e Linkedin


Deixe seu comentário


COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a comentar essa postagem.

FAÇA SEU COMENTÁRIO

É necessário preencher o campo Nome
É necessário preencher o campo Email
É necessário preencher o campo Comentário