NOSSO BLOG
14/08/2019 às 13h21
Tecnologia na indústria: como utilizá-la a seu favor

Quando você está em campo, seja realizando uma instalação, manutenção ou mesmo uma verificação, deve ter em mãos equipamentos e produtos que lhe ajudem a realizar o serviço com segurança e qualidade e, se possível, de maneira ágil. Muitas vezes, durante a realização dessas atividades, você sente falta de algo para otimizar o seu desempenho. Com a evolução da tecnologia na indústria, as empresas têm aplicado boa parte de seu faturamento em pesquisa e desenvolvimento (P&D), com o intuito de criar produtos que possam ser úteis e ajudar o seu dia a dia.

O desenvolvimento de novos produtos leva em consideração as necessidades dos profissionais e, também, dos usuários, normalmente ouvindo o mercado. A partir destas informações, as organizações debruçam-se para criar melhores soluções. Já foi o tempo em que os produtos eram criados e disponibilizados “goela abaixo” do consumidor, determinando assim a sua necessidade. Hoje vivemos em um ambiente com clientes cada vez mais rígidos, por isso, quem faz o produto é o usuário.

Evolução da tecnologia na indústria no universo dos equipamentos

No mundo dos instrumentos não é diferente, as empresas desenvolvem produtos cada vez mais completos e que ajudam na manutenção, identificação de problemas, medição de parâmetros e até na avaliação do funcionamento de um equipamento. As novas ferramentas que chegam ao mercado servem ainda para garantir qualidade, conferindo se os parâmetros estão dentro dos limites estabelecidos por lei ou norma.

Como profissional, você deve estar atento às novidades, avaliar as novidades e como estes produtos podem lhe ajudar. Conexões mais rápidas, isolantes com maior qualidade e durabilidade, dispositivos de segurança e proteção que se comunicam, e fazem parte da revolução industrial, mas que são encontrados hoje para aplicações prediais, são alguns exemplos de tecnologia que estão sendo desenvolvidas pelas empresas e que vão te ajudar a desenvolver produtos e instalações elétricas mais seguras, econômicas e com qualidade para seus clientes.

Impacto da tecnologia na indústria

É fato que estas novas tecnologias, principalmente quando são lançadas, tenham um custo mais alto, pois precisam recuperar parte do valor investido para o seu desenvolvimento, mas, certamente com o aumento do consumo este custo vai caindo. Um exemplo, foi a mudança de como assistimos filmes gravados. Nos anos 1990, o auge eram as fitas cassetes compactas, que, com as filmadoras portáteis, capturavam as imagens e gravavam em uma fita que era assistida de imediato nos reprodutores chamados videocassetes. As empresas trabalharam e transformaram esta captura em gravações em DVD´s – vídeos digitais, o que proporcionou a transferência em um curto espaço de tempo para memórias internas de computadores, miniaturizados e hoje cabem na palma da nossa mão e estão em um smartphone, por exemplo.

Essa evolução da tecnologia na indústria é fruto do trabalho de P&D das empresas para facilitar a nossa vida, portanto é muito importante, para você que deseja ser um profissional de sucesso no futuro, que esteja atento às tecnologias que estão surgindo nas empresas ligadas ao nosso setor e prepare-se para usá-las a seu favor. Uma instalação mais rápida e segura, um diagnóstico mais preciso e a garantia de qualidade no seu serviço, podem se tornar o seu diferencial como profissional e para seu cliente.

Deixe seu comentário

Siga nossa página no Facebook e Linkedin

Leia também:

Impacto da mão de obra qualificada em Oil&Gas


COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a comentar essa postagem.

FAÇA SEU COMENTÁRIO

É necessário preencher o campo Nome
É necessário preencher o campo Email
É necessário preencher o campo Comentário